COMENTÁRIOS GERAIS:
- A prática errônea dos ásanas causa desconforto e incômodo;
- A prática correta dos ásanas traz leveza, disposição, bem-estar psicofísico;
- Para um melhor resultado, a prática deve ser regular e ininterrupta. Os movimentos se tornam graciosos com a prática constante;
- Praticando constantemente, a pessoa compreenderá o verdadeiro sentido do Yoga: União. Encontro consigo mesma, com outros seres e com Deus;
- O somatório de tudo isso teremos o resultado da autorealização. O despertar das potencialidades latentes no íntimo de cada um de nós.
CONHECIMENTO DE SI MESMO:
Na fachada do templo de Delfos, na Grécia, havia a famosa inscrição: “conheça-te a ti mesmo”. Sócrates, o célebre filósofo grego, adotou esta sentença e apresentava-a como um dos mais profundos ensinamentos.
Essa inscrição completa dizia: “conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses”. Esse conselho é muito importante, pois do conhecimento de si mesmo depende o conhecimento das maravilhas universais e, portanto, o conhecimento do criador dessas maravilhas.
Ninguém conhecerá nem compreenderá a Deus sem antes conhecer-se a si mesmo.
Ninguém conseguirá aperfeiçoar-se espiritualmente, para aproximar-se de Deus – que é a perfeição – sem, primeiro, observa-se, estudar-se, analisar-se e corrigir-se.
Só dessa maneira poderá conhecer-se a si mesmo, aumentando suas virtudes e eliminando ou reduzindo ao mínimo seus defeitos.
Você já notou a profunda afinidade que existe entre esse aforismo e o mandamento: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”?
Os dois ensinamentos se completam. Não basta que o homem se conheça a si mesmo e viva enclausurado em seu egoísmo. É imprescindível que, movido pelo amor aos seus semelhantes, lhes estenda fraternalmente as mãos para auxiliá-los em seu despertamento.
Quem não se ama a si mesmo não pode amar o próximo, pois cada um só pode oferecer o que possui e na medida exata do que tem.
Conhecermo-nos a nós mesmos é, pois, condição essencial para que possamos amar-nos e modificar-nos a nós mesmos e, irradiar esse amor aos nossos semelhantes.
E isso só se consegue seguindo um verdadeiro processo de evolução espiritual gradativa, em que haja, constantemente, não só estudos e meditações, mas também experiências praticas, individuais e coletivas. É ainda Sócrates quem afirma: “Os que conhecem a si mesmos sabem o que lhes convém e distinguem as coisas de que são capazes”.
PERGUNTAS PARA FACILITAR O AUTOCONHECIMENTO
- Quem sou eu?
- Como os outros me vêem?
- Quais são meus pontos fortes?
- Quais são meus pontos fracos?
- Sou quem gostaria de ser? Se não, consigo identificar o porquê?
- Quais são os meus maiores medos?
- Quais são os valores que norteiam minha vida?
- Qual o meu nível de receptividade a mudança?
- Como é minha relação com a família?
- Como é minha relação com a sociedade?
- Qual é o meu nível de satisfação profissional?
- Qual é o meu nível de satisfação financeira?
- Qual o meu nível de satisfação pessoal?
- O que constitui um desafio para mim?
- Quais são os meus objetivos de vida?
- Quais são as qualidades que mais admiro nas pessoas?
- Quem são as pessoas que mais admiro e por quê?
- Quais são os defeitos que mais abomino das pessoas?
- Quais são as pessoas que não gosto e por quê?
A grande maioria julga conhecer a si mesma.
A maioria julga ser o corpo físico, pois pode tocá-lo.
A grande maioria desconhece que tem alma, pois não pode tocá-la.
Nas diversas circunstâncias da vida podemos tirar material psíquico para o despertar da consciência.
De onde vim? Para onde iremos? Qual o objetivo da existência? Para que vivemos?
Medite: Um cliente entra numa loja atraído por camisa exposta na vitrine. A atendente muito solicita vai ao estoque e volta com outra camisa, justificando que era da mesma confecção… O cliente irritado agride a atendente com palavras de baixo calão. Ameaçando denunciá-la aos patrões… Dando as costas para a balconista, vai embora, deixando-a chorando descontroladamente.
À noite, o cliente se prepara para dormir e sem saber o porquê, lembra da cena da loja e verifica o erro que cometeu. O que fazer? Pensa ele.
- Na busca do Autoconhecimento, responda:
- O que você faria (Como Atendente e Cliente)?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- Quais os sentimentos e emoções foram sentidos no caso (Atendente e Cliente)?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- O arrependimento é o primeiro passo para a melhoria; mas só ele não basta, é preciso, ainda, a expiação, a reparação. Explique os três passos:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.